Untitled Document

ANATOMIA AURICULAR

O pavilhão auricular é formado por tecido fibrocartilaginoso, ligamentos, tecido adiposo, músculos, vasos sanguíneos e linfáticos.

A morfologia acidentada é a principal referencia para a localização dos pontos auriculares. Cada estrutura de seu relevo, portanto, representa uma região do corpo.

Os pontos feitos no mapa auricular estão ilustrados por cores diferentes conforme a região anatômica pertencente, veja:

 

Hélix: O hélix é a mais excêntrica das proeminências do pavilhão. Começa na cavidade da concha por uma crista oblíqua para cima e para frente, a raiz do hélix; margina em seguida a metade superior da circunferência do pavilhão, primeiro para frente, depois para cima e logo para trás, e por fim, termina na parte superior do lóbulo. Nestes locais se encontram pontos de ação anti-inflamatória e órgãos genitais externos.

 

Tubérculo de Darwin: Proeminência pequena, na parte póstero-superior do hélix. Esse detalhe anatômico nos permite localizar vários pontos na orelha.

 

Raiz do hélix: Uma proeminência horizontal que divide as conchas e que constitui o extremo ínfero-anterior do hélix. Representa o diafragma quando comparamos à orelha a figura de um feto.

 

Periferia da Raiz do hélix: Região que circunda toda a Raiz da hélix. Corresponde ao sistema digestivo.

 

Anti-hélix: O anti-hélix, concêntrico á hélix, ascende paralelamente ao segundo posterior desta e se divide na parte superior, em dois ramos que limitam uma depressão conhecida com o nome de fosseta do anti-hélix, fosseta navicular ou triangular. Essas duas partes são chamadas de Cruz superiro e Cruz inferior. Ao comparar a orelha a imagem de um feto podemos dizer que a Anti-hélix representa a coluna vertebral, áreas intercostais, mamas, abdômen e tórax. Já a Cruz Superior da anti-hélix representa os membros inferiores e a Cruz Inferior da anti-hélix representa a inervasão desses membros inferiores.

 

Escafa: Sulco localizado entre a hélix e o anti-hélix. Representa os membros superiores.

 

Fossa triangular: A depressão formada entre os ramos superior e inferior do anti-hélix. Seria a localização da cavidade abdominal, sistema reprodutor e ponto chamado Shen Men (que significa espírito e mente para a Medicina Chinesa).

 

Concha: É uma profunda escavação limitada para frente, pelo trago e por trás pelo anti-hélix e o anti-trago. A raiz do hélix divide a concha em duas partes: uma superior e estreita denominada concha cimba e outra inferior muito mais larga, que é contínua com o conduto auditivo externo chamado concha cava. Nesta se encontram os órgãos da cavidade torácica e naquela os órgãos da cavidade abdominal.

 

Anti-trago: O antetrago é igualmente uma pequena proeminência triangular, situada abaixo do anti-hélix e por trás do trago, do qual está separado por uma profunda chanfradura, a chanfradura da concha. Representa o crânio e portanto os pontos da cabeça, fronte, Sistema Nervoso Central, tronco cerebral, córtex, etc.

 

Trago: O trago é uma proeminência aplanada, triangular, colocada antes da concha e debaixo do hélix, que se projeta de maneira de um opérculo, para diante e por fora do orifício do conduto auditivo externo. A base do trago está dirigida para diante e para dentro; o vértex livre, arredondado, olha para trás e para fora. Representa os vícios e as vias aéreas superiores

 

Lóbulo da orelha: Porção carnosa inferior do pavilhão da orelha. Representa a face portanto os pontos referentes como: olho, maxila, dentes, mandíbula, amígdalas, etc.



 
 
 
 
Wdielly Araújo - Medicina Chinesa